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Grupo LTM: case de business intelligence para programas de fidelidade

 

Os benefícios do uso de uma plataforma analítica de dados não se restringem apenas às melhorias operacionais e financeiras de uma corporação. É uma oportunidade também de fidelizar clientes e investir no relacionamento.

Quem provou isso foi o Grupo LTM, maior empresa de gestão de programas de fidelidade do Brasil. A organização adotou a solução de Business Intelligence com o objetivo de organizar, disseminar e aproveitar a alta gama de dados geradas pelo seu negócio. E, surpreendida pelo resultado alcançado, decidiu presentear seus clientes com as licenças da solução analítica.

Dados gerando oportunidades

No início da implementação do projeto de BI, somente a Área de Gestão de Clientes do Grupo LTM foi beneficiada com as informações essenciais disponíveis no dashboard, possibilitando uma série de cruzamento de dados e análise de cenários para uma tomada de decisão precisa.

Na sequência, os demais departamentos como parcerias, operações, finanças e logística também passaram a usar o Business Intelligence, o que permitiu à LTM ter uma visão integradade todos os parceiros, número de resgates de prêmios e pontos, além dos locais e dados indispensáveis para a projeção de faturamento e receita.

“Nossa necessidade foi totalmente atendida pela Inteligência de Negócios (IN), que além do QlikView nos promoveu a consultoria necessária para administrarmos os dashboards e gerarmos relatórios no momento em que quisermos", afirma Alessandra Fort, Diretora de BI da LTM.  

"Tempo, qualidade e padronização são os principais benefícios totalmente perceptíveis na empresa. Por conta da nossa satisfação, estendemos os benefícios aos nossos clientes, personalizando a solução de Business Intelligence de acordo com a necessidade de cada negócio”, reitera Alessandra.

BI para acompanhamento dos resultados

Atualmente, a LTM utiliza o QlikView para acompanhar os resultados do SER PORTOBELLO SHOP, programa de fidelidade fornecido aos arquitetos, designers de interiores, engenheiros e paisagistas, da Portobello Shop, maior rede de lojas de porcelanato e revestimentos exclusivos do Brasil.  

Algumas das informações disponíveis referem-se à participação em vendas de suas 136 lojas, operadas por mais de 90 franqueados. Por meio do uso da plataforma analítica, a empresa conseguiu identificar:

  • Produtos mais vendidos por região
  • Pontos resgatados e premiações
  • Prêmios entregues ou não
  • Quantidade de chamados recebidos pelo call center
  • Número de casos resolvidos pelo call center

“O mercado está cada vez mais atento as vantagens e aos resultados expressivos gerados pelo Business Intelligence e Data Discovery. Estamos em parceria com a LTM nessa tarefa de agregar valor não só ao seu próprio negócio como aos dos seus clientes”, conclui Roberto Guerra, sócio-diretor da IN.